O mundo globalizado, descentralizador de mídias e propagador massivo (e segmentado) de informação vem tornando o ambiente corporativo cada vez mais competitivo. E frente a este cenário cada vez mais complexo, é válido adotar o Design Thinking como primeiro passo da inovação do seu negócio.

Soluções inovadoras

Negócios

Requisitos Ágeis com Design Thinking

Buscar resultados diferentes requer atitudes diferentes. Nosso processo de identificação e detalhamento de requisitos considera as experiências humanas de quem vai usar o software, e as integra com todos os interesses estratégicos da empresa.


Buscar resultados diferentes requer atitudes diferentes. Nosso processo de identificação e detalhamento de requisitos considera as experiências humanas de quem vai usar o software, e as integra com todos os interesses estratégicos da empresa.

O desafio dos projetos de software começa muito antes do desenvolvimento, isto é, na compreensão dos desejos e necessidades das áreas do cliente e a relação destas demandas com a visão de negócios da empresa. Por ser uma atividade que normalmente toma tempo, acaba sendo vista como burocrática e se agrava pelo não comprometimento dos envolvidos. Ao final de um processo de levantamento e especificação de requisitos fica a sensação de falta de clareza e certeza nas informações coletadas e detalhadas o que normalmente acaba em retrabalho e custos desnecessários.

Para resolver este problema criamos uma consultoria de levantamento e especificação de requisitos com foco em negócios, que integra o Design Thinking e os conceitos do universo ágil e lean para identificar os gaps do negócio e, através de técnicas, ferramentas, e especialistas em facilitação de discussões, co-criar requisitos assertivos, detalhados e de alto valor agregado para o negócio.

Através de um processo centrado em pessoas, são realizadas cerimônias colaborativas que integram as visões dos times e das áreas de negócios onde encara-se o desafio com empatia e estratégia, enquadrando-o como uma visão única das necessidades na cadeia de valor da empresa. Ao utilizar os conceitos, técnicas e ferramentas de Design Thinking e do universo ágil e lean, conseguimos empoderar os envolvidos e ter maior nível de comprometimento cujos resultados são co-criados com as áreas de negócio, gerando agilidade e eficácia.

Considerar o cliente no processo é aplicar a colaboração e a co-criação para entender aquilo que realmente deve ser feito e não mais desenvolver softwares que ninguém vai usar ou que não agregam valor. Aplicamos uma verdadeira união de conhecimentos (design estratégico, ágil e lean), habilidades (canvas e ferramentas) e atitudes (profissionais multidisciplinares de alto desempenho) para apoiar o crescimento e transformações empresariais.

Considerar em seu projeto a abordagem dos requisitos ágeis com Design Thinking pode garantir:

  • Ter a visão do todo com o comprometimento das áreas de negócios,
  • Otimização de tempo e custo no processo de levantamento e detalhamento de requisitos,
  • Priorização do backlog por aquilo que deve ser feito para gerar valor,
  • Tranquilidade para o desenvolvimento,
  • Qualidade na fonte e projetos sem desperdícios.
  • Backlog rico, assertivo, detalhado, priorizado e de alto valor agregado para o negócio materializa toda essa jornada de inovação no levantamento e detalhamento de requisitos, sendo um importante instrumento para o atingimento das metas de negócio.

 

Caso queira mais informações, conversar conosco sobre alguma oportunidade ou tomar um bom café:

Agende agora mesmo uma sessão com um de nossos consultores especializados

Desenho de Processos com Design Thinking

As transformações da sociedade promovidas pela necessidade contínua de evolução e consequentemente pelos progressos tecnológicos, moldam continuamente o comportamento do ser humano. O desejo contínuo do consumidor faz com que produtos e serviços sejam vistos como commodities e a busca agora é por experiências.


Processos são os alicerces para a integração e o bom funcionamento de uma empresa. Quando são encontradas diculdades para definir, organizar e priorizar entregas internas, pode-se atribuir o problema, em grande parte, aos processos não seguidos, obsoletos ou, até mesmo, inexistentes na organização. Isso gera desorientação, falhas na execução de atividades e, principalmente, retrabalho. Os resultados passam a se distanciar do alinhamento desejado.

Através do mapeamento do cenário existente e redesenho de processos, é possível identicar falhas e levantar as necessidades de áreas específicas. A utilização de ferramentas e sessões colaborativas de Design Thinking promove a integração entre áreas envolvidas nos processos agilizando a definição de reultados e auxiliando a organização e a priorização de itens de backlog otimizando prazos e custos.

Sabendo deste cenário, a ADDTECH criou uma consultoria de modelagem de processos com foco no alinhamento das atividades da empresa aos resultados esperados de negócio, a partir da conexão emocional do ser humano (usuário), suas expectativas, desejos e necessidades com os processos otimizados e recursos que suportam os serviços. Desta forma aplicamos o design thinking no desenho de processos, visando a criação de serviços eficientes para as empresas e transformadores e memoráveis para as pessoas.

A aplicação consultiva do Design Thinking no desenho de processos permite:
• Visão global sobre o impacto dos processos nos resultados de negócio da empresa;
• Redução de tempo e custo gerada pela modelagem de processos mais adequados e integradores;
• Abre espaço para a descoberta de inovações e promovendo maior produtividade no desenvolvimento de sistemas;
• Diferencial competitivo;
• Preparação da empresa para certificações de qualidade;
• Criação de serviços (conjunto de processos) transformadores e rentáveis para as empresas.

 

Caso queira mais informações, conversar conosco sobre alguma oportunidade ou tomar um bom café:

Agende agora mesmo uma sessão com um de nossos consultores especializados

Coaching de Inovação Empresarial

Criar diferenciais competitivos para as empresas levando em consideração os fatores clássicos do mundo dos negócios - produção, administração, vendas, comunicação, pessoas e gestão - e a ótica humana presente em todo consumidor.


Algumas empresas afirmam que conhecem bem o seu mercado e seus usuários, até conhecem seus clientes, mas será que verdadeiramente compreendem os indivíduos por trás destes rótulos do mundo dos negócios? Você sabe o que é valor para seus consumidores e pelo que eles estão dispostos a pagar? Que histórias eles querem contar? Que momentos querem recordar?

Devido as mudanças naturais do comportamento humano, o estilo de consumo mudou e com ele as intenções ao consumir algo. Diversos fatores influenciaram e continuam influenciando essas mudanças comportamentais e hoje temos um mercado representado por indivíduos que querem ter histórias para contar e pessoas cada vez mais ávidas por experiências memoráveis. Um exemplo neste cenário é a Disney, que representa um universo de sensações mágicas associadas a diversos tipos de serviços (alguns associados a produtos). Vivemos na economia da experiência, que é caracterizada por empresas que entendem as verdadeiras motivações das pessoas e as convidam a fazer parte de sensações que serão guardadas (positivamente) pelo consciente e pelo inconsciente dos consumidores.

Desta forma, o coaching de inovação empresarial é um serviço criado pela ADDTECH para analisar (entender plenamente o mercado, os consumidores e as estruturas organizacionais), propor (soluções e estratégias focadas no desenvolvimento empresarial com base em seu estado atual e suas metas) e mensurar resultados de inovação em negócios a partir da integração entre os fatores clássicos do mundo dos negócios – produção, administração, vendas, comunicação, pessoas e gestão – e o mundo do consumidor. Trata-se a aplicação do Design Thinking na resolução de problemas de negócios focando na criação de diferenciais competitivos.

O coaching de inovação empresarial é um processo estruturado de inovação em contextos de:
• Necessidade de (re)modelagem do negócio;
• Avaliação de ofertas e propostas de valor;
• Planejamento estratégico e planejamentos plurianuais de operação;
• Gestão de mudanças organizacionais com foco em gestão de pessoas e otimização de processos;
• Projetos de gestão do conhecimento;
• Criação de produtos digitais
• Criação de serviços;
• Avaliação e lançamento de produtos digitais;

Com etapas estruturadas de análise, propostas de valor e gestão, o coaching de inovação empresarial permite:
• Fortalecer a marca por meio de experiências diferenciadas em produtos ou serviços;
• Estabelecer estratégias de desenvolvimento empresarial com foco em metas de negócios;
• (Re)planejar produtos digitais;
• (Re)desenhar serviços eficientes e de alto valor agregado;
• Fortalecer a preferência do consumidor aumentando sua lealdade pela marca;
• Aumentar a receita por meio de diferenciais competitivos com foco em experiências positivas para os consumidores;
• Menos custos operacionais, reduzindo a perda de consumidores (clientes) e o esforço para reconquistá-los.

 

Caso queira mais informações, conversar conosco sobre alguma oportunidade ou tomar um bom café:

Agende agora mesmo uma sessão com um de nossos consultores especializados

Metodologias

Como fazemos?

diamond [Convertido]

Imersão

Antes de pensar em soluções inovadoras (tecnológicas ou de negócio), conformamos as necessidades, gaps e problemas a partir da experiência do cliente e dos usuários de um serviço ou produto.

diamond [Convertido]

Processo

Enquadramos a demanda dentro do processo de negócios da empresa. considerando Seus objetivos estratégicos..

diamond [Convertido]

Resultado

Realizando este processo de investigação com uma abordagem voltada para a identificação das reais necessidades, entregamos produtos e serviços que atendem às expectativas dos clientes e usuários e geram valor para a empresa..

Vamos conversar?

Juntos podemos transformar oportunidades em resultados de valor

+55 21 3974 9450