Inscreva-se no nosso circuito de treinamento gratuito!

Saiba mais

Aliansce

Mentoring em Gestão Lean e Ágil

Briefing

A Aliansce, que é uma das maiores administradoras de shoppings centers do Brasil iniciou o relacionamento com a ADDTECH em um modelo de outsourcing de gestão de projetos, porém rapidamente percebemos que a demanda da Aliansce estava além de um único profissional lotado para realização de gestão lean e ágil de projetos. A estrutura de TI da empresa se fundamenta em um modelo enxuto com terceirização de projetos lidando com diversos fornecedores. Desta forma os desafios da TI corporativa estavam em compreender as demandas junto às áreas de negócios, identificar e detalhar o escopo dos projetos ou demandas e gerenciá-los a partir de uma gestão completa de fornecedor, desde o short-list para contratação até o desenvolvimento do projeto em si.

Desafio

Diante de uma série de necessidade identificadas, como envolver as áreas clientes, elaborar o escopo dos projetos e gerenciá-los considerando a gestão de múltiplos fornecedores, adotamos uma estratégia de criação de cultura de projetos Lean e Ágil fundamentada em quatro pontos principais:

1 – Consultoria em Gestão Lean e Ágil

2 – Requisitos Ágeis com Design Thinking

3 – Treinamento In-Company

4 – Mentoring em Gestão Lean e Ágil

Com a aplicação destes três momentos estratégicos, a Aliansce inaugura um modelo sustentável de cultura de projetos de TI.

Solução

Após a identificação das demandas, realizamos uma consultoria em gestão Lean e Ágil, implantando uma abordagem diferenciada na TI da Aliansce, fundamentada no framework da ADDTECH. Consideramos nesta ocasião um projeto piloto com visibilidade para diversas áreas internas, e com o sucesso da implantação avançamos para a aplicação do nosso framework de requisitos ágeis com design thinking em outra experiência piloto.
O modelo repercutiu positivamente junto às áreas envolvidas que perceberam como é possível gerar um backlog priorizado de demandas e sobretudo, detalhado, com elevado valor agregado.

Visto que a estratégia de mudança de cultura obteve até então resultados significativos de agilidade, mudança de mindset, qualidade no levantamento de requisitos e gestão com alto valor agregado, entramos em um modelo de treinamento in-company do time de TI considerando o levantamento e detalhamento de requisitos com a abordagem ágil somada ao Design Thinking e considerando ainda a gestão Lean e Ágil de projetos. Após a transferência de conhecimentos entramos em uma fase contínua de mentoring em gestão Lean e Ágil, considerando o acompanhamento de todo o time no desenvolvimento de habilidades e atitudes voltadas para todos os conhecimentos adquiridos.

Resultado

O time de TI passou por todo um processo de aprendizado sobre as práticas da ADDTECH para levantamento e especificação de requisitos ágeis com Design Thinking e nosso processo de gestão Lean e Ágil de projetos, inaugurando um modelo disruptivo na cultura de projetos na Aliansce, que tem trazido aumento de produtividade, agilidade na entrega e melhoria de gestão eliminando desperdícios.

Vamos conversar?

Juntos podemos transformar oportunidades em resultados de valor

+55 21 3974 9450